sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Visita ao Memorial do Imigrante































































































































































































































































































































































































































































































































































Estudar sobre os imigrantes, sua vinda ao Brasil, seu trabalho nas lavouras de café e a influência destes na cultura brasileira, são alguns dos temas das aulas de História e Geografia dos 3º anos.















Mas... não basta apenas ler, é preciso vivenciar! E para isto todas as classes realizam um Estudo do Meio ao Memorial do Imigrante, localizado no bairro da Moóca















No dia 12 de novembro, os 3º anos C e D estiveram no Memorial do Imigrante, onde os alunos puderam conhecer a hospedaria em que os imigrantes ficavam quando chegavam de uma longa viagem do Porto de Santos, vindos de Maria Fumaça.















No Memorial, os alunos tiveram contato com objetos antigos, a sala da navegação, a sala do café, o espaço que procura retratar a moradia destes imigrantes nas lavouras de café, além de terem a oportunidade de realizar o passeio de Maria Fumaça!















Tudo isto foi acompanhado pelas explicações das professoras e dos monitores locais!















Os estudos não param aí! De volta para a escola, nas aulas, os alunos discutem o que vivenciaram e realizam um registro!















Foi um estudo inesquecível para os alunos!







































Visita do 2º ano B ao 3º ano D














































































Sair do prédio Menino Jesus e passar a estudar no prédio São José, é sempre uma grande expectativa dos alunos dos 2º anos do colégio Santa Maria.
Pensando em nossas crianças, possibilitamos um encontro entre os alunos dos 3ºanos e os dos 2ºanos, ao final de cada ano.
Nestes encontros respondemos perguntas e curiosidades dos alunos e é o momento em que os mesmos conhecem o prédio que estudarão no ano seguinte!
Dia 19 de novembro, o 2º ano B da professora Sílvia Sonagere, visitou o 3ºano D da professora Sílvia Vicentini.
Veja as fotos deste encontro em que os alunos fizeram atividades de integração com massinha de modelar, já pensando nos símbolos do Natal!
Obrigada pela visita, 2º ano B!
Ficamos muito felizes!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Avô imigrante português nos visita em classe







































No último dia 17 de novembro, um avô imigrante português, nos visitou em classe para participar de uma entrevista sobre a sua vida do imigrante em São Paulo, no século XX, assunto que o 3º ano está estudando na área de História e Geografia. Avô do aluno Gustavo Dias Rosário, o Sr. Joaquim Simões Dias nos enriqueceu com a sua presença e simpatia, contando detalhes sobre a sua vida em Portugal e como teve que assumir muitas responsabilidades na família ainda muito novo. Ao chegar no Brasil, conheceu a cidade do Rio de Janeiro e a partir daí se encantou pelo nosso país, construindo a sua vida e a sua família em terras brasileiras. Diz que o Brasil é uma terra abençoada e hoje vive para curtir os netos e os passeios pelo país e pelo mundo.
















Leia abaixo o texto coletivo produzido pelos alunos para registrar os conhecimentos construídos com a entrevista dada pelo avô Joaquim:
















"Nós conversamos com o Sr. Joaquim, um avô português de 70 anos. Lá em Portugal, morava em Souto Bom e criava cabras, além de ter também uma horta em casa. Ele nos contou que as casas eram feitas de pedras e ficavam no alto de um morro. A comida mais tradicional da cidade era o bacalhau e quando nevava tinha aula na escola do mesmo jeito. O Sr. Joaquim chegou no Brasil quando completou 18 anos. Seu primeiro aniversário aqui foi comemorado no Rio de Janeiro. Após sua chegada, foi morar na zona leste de São Paulo e começou a trabalhar como caminhoneiro. Hoje o avô do Gustavo Rosário tem dupla cidadania e gosta de voltar para Portugal a passeio".





Acompanhe, agora, trechos do depoimento dado pelo avô imigrante português aos alunos:
"Meu nome é Joaquim Simões Dias, nasci em 27 de junho de 1939, em Souto Bom, que pertence a cidade de Beira Alta. Meus pais moravam no alto de Serra do Caramulo,onde cresci, estudei e fui livre para brincar e ajudar a cuidar dos meus irmãos, da horta e das cabras que criávamos. Tínhamos uma vista incrível da montanha, que no inverno cobria-se de neve; lá fazia muito frio, bebíamos leite de cabra, fazíamos vinhos para serem tomados pela manhã, comíamos pães e broas de milho feitas por minha mãe; meu pai normalmente levava o milho para ser moído nos moinhos próximos da nossa casa, milho este que era plantado por nós e secava em reservas, que eram paióis feitos em madeira bruta elevado do solo para secar e não ser comido por animais. Tudo ia muito bem até papai adoecer e mamãe ficar sozinha. quando ele foi para o hospital minha rotina ficou mais difícil porque a mamãe ia vender nossas verduras na cidade mais próxima, ou seja, descia a montanha com o cesto na cabeça e eu era responsável pelas minhas irmãs. Aos 17 anos decidi vir para o Brasil e completei 18 anos ao chegar no Rio de Janeiro, após 12 dias de viagem. Aqui tive algumas dificuldades, mas superei bem todas elas; casei aos 24 anos e tive 3 filhos, sendo a mãe do Gustavo a minha terceira filha, que me deu ele e a irmãzinha dele como presentes, meus amados netos. É com muito orgulho que posso contar um pouco da minha história aos colegas do meu querido neto, pois sou com muito orgulho um imigrante português".





































quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Avô italiano conta a vida de um imigrante no Brasil










































O Sr. Matteo, avô do aluno Frederico do 3º ano F, visitou a turma na semana passada para relatar a sua vida de imigrante no Brasil e contar detalhes de como foi a sua experiência na Itália. Esta atividade interdisciplinar faz parte do nosso projeto Aprendendo com a Melhor Idade e do conteúdo conceitual de História e Geografia sobre o crescimento de São Paulo e a importância da imigração para a nossa cidade. Os alunos puderam aprender muitas informações interessantes com o depoimento do avô Matteo e tiraram muitas dúvidas sobre a Itália, a viagem de navio ao Brasil, a vida em São Paulo antigamente, sobre as brincadeiras da infância, entre outros assuntos.

Muitos ensinamentos foram construídos nesta deliciosa aula e dentre todos, os alunos destacaram um que gostaram muito de ouvir... é sobre o que o Sr. Matteo disse dos sonhos:
- "O mais importante na vida é acreditar sempre nos sonhos e trabalhar para conseguir realizá-los".
Confira, agora, o texto coletivo criado pelo grupo do 3° ano F, em sala, como registro da atividade de entrevista realizada com o avô imigrante:

"Nós entrevistamos o Sr. Matteo, um italiano de 67 anos, que veio morar no Brasil para fugir da guerra. Sua viagem de navio ao nosso país durou 11 dias e no início de sua vida aqui, morou no Rio de Janeiro, onde trabalhava em dois empregos: no mercadinho do pai e no restaurante do irmão. Antigamente era difícil ter brinquedos, as crianças faziam os próprios carrinhos, bonecas etc; quem tinha bola era o "dono da bola" e podia escolher quem iria jogar. Com nove anos começou a trabalhar e aprendeu muitas profissões. Seu primeiro carro foi um Fusca 66. O Sr. Matteo contou que chegou a voltar à Itália para morar, mas não conseguiu mais se adaptar. Ele nos conta que sente muita falta dos amigos, mas adorou morar no Brasil, porque aqui conseguiu tudo o que não teve na Itália."