sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Visita dos avós





































Durante esta semana tivemos duas entrevistas com os avós: a dona Ilia, imigrante italiana, e o senhor Jairo, migrante mineiro.








Nós aprendemos com o senhor Jairo que o bonde fechado antigamente era conhecido como "camarão" e mais tarde os trilhos dos bondes e dos trens foram cobertos por asfaltos, porque seria muito caro e difícil removê-los para a construção das ruas.








Com a dona Ilia nós aprendemos que os imigrantes vinhamd e navio para o Brasil e saíam de seu país de origem por causa do empobrecimento gerado pelas guerras. Ela disse também que na Itália as casas eram feitas de pedras.








Os avós também contaram muitas curiosidades, por exemplo, era comum as pessoas pegarem o bonde andando porque perdiam a hora de pegá-lo parado no ponto e que havia sempre algum garoto que puxava o fio da eletricidade do bonde, interrompendo a viagem dos passageiros.








Nós vimos aprendemos também que na Itália os ônibus são muito pontuais, se alguém chega um minuto depois do horário perde o transporte.








Na época do senhor Jairo as ruas de São Paulo eram de paralelepípedo, o rio Tietê ainda era limpo, as compras eram feitas em armazéns e o lugar mais poluído da cidade era perto de periferia, onde as fábricas se instalaram e soltavam fumaça pelas chaminés.








Estas foram as principais ideias apresentadas pelos avós e encerramos a atividade agradecendo a presença deles em nossa classe.
















Texto coletivo produzido pelos alunos do 3º ano E