quinta-feira, 20 de maio de 2010

Coletânea de contos do 3º ano Excelente!

Leia abaixo os contos produzidos pelos alunos do 3º ano E no trabalho com os grupos cooperativos nas aulas de Português:

A borboleta e o coelho
Assim que amanheceu a borboleta saiu para voar e encontrou o coelho que estava colhendo flores no jardim que a borboleta estava acostumada a ir. Eles começaram a conversar e viraram amigos.
A borboleta chamou o coelho para almoçar na casa dela.
Lá tinha macarrão e salada para comer, o coelho adorou, mas o marido da borboleta ficou com ciúmes.
E a borboleta disse:
- Deixa de ser ciumento!
Logo em seguida o coelho falou:
- Tudo bem! Eu já vou, tchau!
No dia seguinte a borboleta foi até a casa do coelho e disse:
- Eu lamento muito pela atitude do meu marido. Ele é assim mesmo, fica tranqüilo!
Logo em seguida eles saíram para dançar, o marido da borboleta pegou os dois dançando e acabou terminando com ela.
O coelho ficou feliz da vida e eles começaram a namorar.
No dia seguinte o coelho ficou deitado no sofá comendo batata-frita enquanto a borboleta ficava lavando roupa.
No final da tarde eles foram dar um passeio na floresta e encontraram de novo com o marido da borboleta, só que agora ele estava chorando. Então, ela perguntou:
- Por que você está chorando?
- Porque você terminou comigo – respondeu o marido da borboleta.
O coelho ficou triste por isso.
A borboleta e o marido acabaram voltando e o coelho voltou para sua toca.
Alguns dias depois todos se viram e viraram amigos.

Grupo Cooperativo – Fernando, Ana Beatriz, Christine e Felipe


A pulga, a girafa e o elefante

Há muito tempo atrás o leão resolveu fazer uma competição para saber qual era o maior animal da floresta.
Então, o leão pediu para seu mensageiro espalhar a notícia pela floresta inteira. A pulga ficou super animada com a competição, mas achou que era muito pequena para participar. Foi aí que teve uma idéia:
- Se eu tentar subir em cima dos animais eu posso ganhar algumas partes da competição!
E assim foi, no dia da competição a pulga se ajeitou e foi participar. No lugar havia muitos animais e animais bem maiores do que ela como o elefante, a girafa...
Mas o plano da pulga deu certo, ela subiu em cima de alguns animais e ganhou algumas partes da competição, até que só sobraram o elefante, a pulga e a girafa.
Então, a girafa disse:
- Hahahahahahahahahahahah! Você vai perder pulga!
A pulga começou a fazer cócegas na barriga da girafa e ela não parava mais de rir.
Depois de algum tempo o juiz tirou a girafa da competição e só sobraram a pulga e o elefante.
A pulga usou a mesma técnica que tinha usado com a girafa. Ela fez cócegas na barriga do elefante. E o resultado foi o mesmo, ele não parava de gargalhar.
Logo em seguida o juiz achou que o elefante estava se achando e desclassificou o animal.
No final, só sobrou a pulga e ela foi a grande campeã.

Grupo Cooperativo – Eduardo, Thomaz, Sofia e Gabriela S.


O passado e o futuro

Há muito tempo atrás uma garota tinha o sonho de ser cientista. A garotinha foi crescendo, crescendo e crescendo até que virou uma cientista de verdade! Ganhou prêmios, prêmios e mais prêmios até que ganhou uma máquina do tempo.
Ela ficou com a máquina até ficar velha. Quando ela estava para morrer usou a máquina, apertou vários botões e voltou a ser criança.
Depois de ganhar mais prêmios teve outro sonho, o de ser uma professora.
Ficou sendo professora até ficar velhinha e usou a máquina do tempo de novo.
Voltou a ser jovem e teve filhos. Quando ela estava dando leite aos filhos a máquina do tempo pifou, ficou velhinha novamente cuidando dos filhos. Só que agora não tinha mais a máquina do tempo e assim logo em seguida ela morreu.
Os filhos continuaram a viver e também começaram a ter o sonho de serem cientistas.
Eles foram crescendo, crescendo, crescendo até que viraram cientistas, ganharam prêmios e conseguiram de novo uma máquina do tempo.
Ficaram velhinhos e fizeram como a mãe... usaram a máquina do tempo, viraram jovens e tiveram o sonho de serem professores.
Cresceram, viraram professores e ficaram velhos.
E como já tinha acontecido antes, a máquina do tempo pifou.
Agora você já sabe o que aconteceu!

Grupo Cooperativo – André, Caio, Katherine e Nicole


O caso da pata machucada

Num belo dia o tigre encontrou o leopardo e deram um aperto de mão muito forte. O leopardo acabou machucando a pata do tigre e disse:
- Você me machucou, vai se arrepender!
Anoiteceu e o tigre ligou para o advogado dele, que era o leão, e sua assistente, a onça, e os contratou.
O advogado ligou para o leopardo e disse como em silêncio:
- Vou estar lá, ok?
- Vou te esperar!
O leopardo não dormiu pensando em quem podia ter contratado um advogado.
No dia seguinte o tigre colocou seu smoking e começou a desfilar pela floresta porque nunca tinha aparecido assim por lá.
No tribunal o leopardo ficou com o queixo caído e o advogado disse:
- Vamos começar?
- Sim – responderam os dois.
O tigre começa a história... depois de 30 minutos o advogado fala:
- Chega, chega com isso, comece a sua história leopardo.
O leopardo começou a falar... depois de 40 minutos o advogado berrou:
- Chega, chega com isso!
- Nossa, como eu estou me sentindo mal! – disse o tigre.
- Eu também! – disse o leopardo.
- Vamos ser amigos de novo?
- Sim, é claro!
E foi assim que eles voltaram a ser amigos.

Grupo Cooperativo – Vitória, Manuela, Gabriela C. e Guilherme


O tigre, o gato e o passarinho

Um belo dia o tigre estava com o seu ajudante passarinho fabricando um ratinho robô.
No dia seguinte o seu irmão caçula apareceu para ver o que o tigre estava fazendo. Ele viu o rato robô, quis avançar nele e avançou.
O tigre falou:
- Não gato, isso é só um robô!
O gato nem escutou e continuou avançando mesmo assim, foi então que levou um choque.
- Você nem me escutou, eu te avisei! – disse o tigre.
O tigre começou a chorar, o passarinho tentou resolver a situação e exclamou:
- A gente faz outro melhor!
- Mas deu muito trabalho! – retrucou o tigre.
O tigre e o gato fizeram as pazes e foram tomar sorvete juntos, eles se lambuzaram tanto e tanto que quando chegaram em casa tiveram que tomar um banho.
O passarinho e o tigre resolveram então fazer outras coisas para comemorar: tigres, robôs, passarinhos, gatos, macacos etc.
A partir desse dia o tigre e o passarinho quiseram fazer várias coisas e se especializaram em robôs.

Grupo Cooperativo – Marcus Vinicius, Ana Luiza, Mariana e Júlia


O cachorro e a cobra

Certa vez em um belo dia de sol um cachorro chamado Bob estava passeando pelo bosque.
Então, sem olhar, percebeu que estava sendo observado e do meio de um arbusto surgiu uma cobra.
A cobra pulou, o enrolou pela cintura e disse:
- Você não vai ficar andando pelo bosque sozinho!
- Por quê?
- Alguém pode te atacar.
- Obrigado pelo aviso.
No dia seguinte ele esqueceu do aviso da cobra e foi dar mais um passeio pelo bosque. Bob se encontrou novamente com a cobra e ela falou:
- Você se esqueceu do que eu lhe disse?
- Ai é mesmo, me desculpe!
Então Bob foi em direção de sua casa.
- Peraí! – disse a cobra
- O que foi?
- Que tal você vir jantar na minha casa?
No início Bob ficou desconfiado, mas aceitou.
Na casa da cobra o cachorrinho Bob estava se deliciando com as guloseimas, mas viu que estava na hora de voltar para casa, então disse:
- Cobra, o jantar estava ótimo, mas tenho que ir embora.
- Por que você não fica aqui e dorme na minha casa hoje?
Bob ficou mais desconfiado ainda, mas aceitou.
Quando acordou estava trancado em uma gaiola com a cobra vigiando:
- Você acordou! Finalmente! – a cobra falou.
- O que eu estou fazendo trancado nessa gaiola?
- Pare de falar e coma a comida que eu deixei aí do seu lado porque eu quero te comer bem gordinho!
Bob era mais esperto do que a cobra e sempre andava com spray de veneno no bolso, então, jogou o spray na cobra, ela morreu e o Bob saiu da gaiola feliz da vida.

Grupo Cooperativo – Victor, Isabela, João Pedro e Luana


A onça e a formiga

Num belo dia a onça estava falando para todo mundo da floresta:
- Eu sou mais rápida do que vocês!
Enquanto a onça falava apareceu uma formiga que ficou pensando:
- A onça está se achando. Eu vou pedir para ela apostar uma corrida comigo!
E foi falar com ela:
- Ei onça, quer apostar uma corrida comigo?
- Há, há, há, essa piada foi boa, formiga! – disse a onça.
- Eu estou falando sério! E então, quer apostar? – perguntou de novo a formiga.
- Ta, aceito, mas eu vou ganhar de você!
- Pode ser amanhã de manhã? – perguntou a formiga.
- Ta bom!
No dia seguinte elas estavam o mesmo lugar da conversa que tiveram.
O juiz disse:
- Já!
E elas começaram a correr. A formiga pegou o caminho mais curto. A onça, não vendo a formiga, falou consigo mesma:
- Eu não estou vendo a formiga, então estou ganhando!
Só que quando a onça chegou, a formiga já estava lá na linha de chegada e ela aprendeu a nunca ficar se achando porque no final você pode ser dar mal.

Grupo Cooperativo – Carolina, Lucas, Ana Carolina e Hanna

Nenhum comentário: