sábado, 8 de maio de 2010

Perguntas e respostas sobre o Universo e o Sistema Solar

1. Por que Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar?
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, pois agregou (juntou) muita massa, ele é cerca de 11 vezes o tamanho da Terra em diâmetro, ou seja, pode-se colocar 11 planetas Terra lado a lado para dar um Júpiter.
2. Como surgiram os anéis de Saturno?
Os anéis de Saturno surgiram de restos de luas geladas que se desintegraram ou se despedaçaram.
3. Quando o homem descobriu que existiam outros planetas no céu?
No nosso Sistema Solar o primeiro planeta descoberto foi Urano em 1781, já fora do Sistema Solar, o primeiro planeta extra-solar foi descoberto em 1995.
4. Do que é formado o Universo? E o Sistema Solar?
O sistema Solar é formado pela nossa estrela Sol, por planetas, satélites, asteróides e cometas e diversos pequenos pedaços de rocha e poeira que giram em torno do Sol. Já o Universo é formado por galáxias, estrelas, nebulosas, matéria escura e muitos gases de hidrogênio.
5. Qual é a estrela que se move mais rápido no Universo? Existem estrelas exatamente iguais?
As estrelas de nêutrons são os objetos mais rápidos do Universo, tendo uma rotação muito grande, ela pode girara 1.000 vezes por segundo.
Existem estrelas muito semelhantes, até existem estrelas tidas como gêmeas do Sol, com a mesma massa e composição química da nossa estrela.
6. Para onde leva o Buraco Negro?
O buraco negro não leva ninguém a outra dimensão, como muitos falaram a partir das idéias de alguns físicos. Na verdade, um buraco negro nada mais é do que um corpo, uma estrela com muita massa e dimensão pequena que possui um campo gravitacional tão grande que nem a luz escapa dele.
7. É possível criar gravidade no espaço?
Qualquer corpo possui gravidade, um simples arroz no espaço tem gravidade, porém se o corpo tiver muita massa ele pode atrair outros corpos com maior facilidade, como acontece com todas as estrelas.
8. Por que o Sol está tão perto comparado às outras estrelas?
Por que ela é a estrela do nosso Sistema Solar, responsável pela gravidade do Sistema Solar. A estrela mais próxima depois do Sol é Rigel Centauro e esta a 4,2 anos luz de distância.
9. Para que os anéis de alguns planetas servem?
Os anéis são restos de asteróides, ou luas que se desintegraram, eles até ajudam na estabilidade de um planeta e evitam que alguns asteróides colidam com o planeta.
10. Por que os planetas têm uma ordem no Sistema Solar?
O Sistema Solar é muito estável, e essa ordem ajuda nas órbitas dos planetas, se não tivesse uma ordem, dificilmente o Sistema Solar duraria tanto tempo, nosso Sistema Solar têm cerca de 5 bilhões de anos, aproximadamente.
11. Por que as estrelas e o Sol são maiores do que a Terra?
Porque elas têm muita massa e são formadas por gases de hidrogênio e Helio, porém existem estrelas do tamanho da Terra e até menores, como exemplo, temos as estrelas anãs brancas e as estrelas de nêutrons.
12. Qual planeta vai substituir Plutão, como menor Planeta?
Atualmente o menor planeta é Mercúrio, os outros planetas menores são planetas anões.
13. Todos os planetas têm dia e noite?
Os planetas perto do Sol sim, como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, porém depois de Urano a nossa estrela fica muito longe para dar o efeito de dia e noite, assim em Netuno, por exemplo, o Sol nada mais é do que uma estrela brilhante, não chegando a ter dia e noite.
14. A lua se mexe? Qual o movimento que ela faz?
A lua faz o movimento de translação, em volta da Terra e o de rotação, em volta dela mesmo, assim ela se mexe, como acontece com a Terra.
15. Qual é o maior planeta que existe no universo?
Segundos os cientistas, o maior planeta descoberto até agora é o planeta Três-4, é uma bola gigantesca constituída principalmente por hidrogênio, sendo 20 vezes maior que a Terra em diâmetro, é também 70% maior que Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.
16. Quantos metros têm o espaço?
O universo têm cerca de 14 bilhões de anos luz, um ano-luz é uma unidade de medida de distância que vale cerca de 9,5 trilhões de quilômetros, um quilômetro tem 1.000 m, assim aproximadamente o universo tem o numero 1,33 seguido de 26 zeros.
17. Por que existem planetas?
Os planetas são restos do que formou o nosso Sol, são restos de poeira e do material que deram origem às estrelas, assim muitos sóis podem ter sistemas planetários como o nosso.
18. Por que alguns planetas têm anéis?
Os anéis são restos de asteróides, ou luas que se desintegraram, se despedaçaram, os planetas de maior massa tem a capacidade de destruir suas luas porque a gravidade deles é muito alta, assim os planetas gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno têm anéis.


Contribuição - Professor Ednilson, pai do aluno Fernando, do 3º ano E

2 comentários:

Anônimo disse...

Luana Tiemann, o vovô e a vovó estão orgulhosos da sua participação e integração sobre os saberes do nosso planeta.
Infelizmente não sabemos a sua nota, mas o que vale é sua participação e interesse pelo assunto.

Amamos vc.

Parabéns, vc merece, nosso anjo.

Anônimo disse...

Oi