quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Avô italiano conta a vida de um imigrante no Brasil










































O Sr. Matteo, avô do aluno Frederico do 3º ano F, visitou a turma na semana passada para relatar a sua vida de imigrante no Brasil e contar detalhes de como foi a sua experiência na Itália. Esta atividade interdisciplinar faz parte do nosso projeto Aprendendo com a Melhor Idade e do conteúdo conceitual de História e Geografia sobre o crescimento de São Paulo e a importância da imigração para a nossa cidade. Os alunos puderam aprender muitas informações interessantes com o depoimento do avô Matteo e tiraram muitas dúvidas sobre a Itália, a viagem de navio ao Brasil, a vida em São Paulo antigamente, sobre as brincadeiras da infância, entre outros assuntos.

Muitos ensinamentos foram construídos nesta deliciosa aula e dentre todos, os alunos destacaram um que gostaram muito de ouvir... é sobre o que o Sr. Matteo disse dos sonhos:
- "O mais importante na vida é acreditar sempre nos sonhos e trabalhar para conseguir realizá-los".
Confira, agora, o texto coletivo criado pelo grupo do 3° ano F, em sala, como registro da atividade de entrevista realizada com o avô imigrante:

"Nós entrevistamos o Sr. Matteo, um italiano de 67 anos, que veio morar no Brasil para fugir da guerra. Sua viagem de navio ao nosso país durou 11 dias e no início de sua vida aqui, morou no Rio de Janeiro, onde trabalhava em dois empregos: no mercadinho do pai e no restaurante do irmão. Antigamente era difícil ter brinquedos, as crianças faziam os próprios carrinhos, bonecas etc; quem tinha bola era o "dono da bola" e podia escolher quem iria jogar. Com nove anos começou a trabalhar e aprendeu muitas profissões. Seu primeiro carro foi um Fusca 66. O Sr. Matteo contou que chegou a voltar à Itália para morar, mas não conseguiu mais se adaptar. Ele nos conta que sente muita falta dos amigos, mas adorou morar no Brasil, porque aqui conseguiu tudo o que não teve na Itália."

















6 comentários:

Tatiana 5°ano D disse...

nossa!!! deve ter sido muito legal essa "entrevista" que vocês fizeram com o italiano

Mas me diga 1 coisa...

era o avô de quem
vai la no blog do quinto ano e clic em uma barra onde tem meu nome e então vc vai diretamente para o meu blog


Hááaaaaa...e eu já ia esquecendo sabia que eu tambem tive essa "entrevista" no 3°ano, mas foi com um japonês o vô da camila chu que vc podem conhecer ou nao é super bacana nao acham

Bem porfavor ma retornem!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Oi Ana, nós somos o Vinícius e o Fred da sua classe, realmente a entrevista com o Sr.Matteo foi muito legal. Ana pesquise no Google webmundofogo é o meu blog(do Vinícius Tadeu), ele não está muito atualizado.

monster high-mh world disse...

Tatiana:
É o avô do Frederico!!!!!!!!!!!!!!!
Giovanna Mota e Amanda

Bragança disse...

Oi Tatiana,eu sou o aluno que trouxe o Sr.Matteo para a escola:Frederico Faria Braga do 3°f.
Se quiser mais informações ligue: 55351461.

monster high-mh world disse...

Tatiana,
respondemos a sua pergunta sobre o avô italiano?
Giovanna Mota e Amanda

Anônimo disse...

oi ana foi muito legal a em trevista com oavo do fedi ajeti vai colocar mais atividades no boge?